Trabalhamos com o material chamado de moeda antiga, um metal maciço que fica com a tonalidade dourada sem a necessidade de nenhum processo químico. O fato dela não precisar de um processo químico para ficar na mesma cor do ouro já elimina os defeitos que uma peça banhada a ouro pode ter: enferrujar, descascar, marear, etc.

Então, de fato é um material ótimo!
Nós não proibimos você de tomar banho em água doce ou salgada (mas é sempre bom evitar, por se tratar de uma semi-joia). O ideal é efetuar a limpeza corretamente após esse tipo de uso.
A limpeza só será necessária quando a peça escurecer um pouco.

Por que a peça escurece?
Com exceção do ouro que é um metal nobre, todas as joias podem escurecer conforme a quantidade de ácido úrico que a pessoa que está utilizando elimina através do suor, sendo assim o fato dela sujar varia muito de pessoa para pessoa, conforme o ácido úrico no organismo de cada um. Esse mesmo fenômeno acontece até mesmo com as joias em prata.

Se a pessoa utilizar a peça de moeda antiga e notar que a mesma escureceu um pouco após o uso, significa que a quantidade de ácido úrico no organismo dela é um pouco mais elevado. Esse ácido úrico é eliminado através do suor, e após entrar em contato com a peça irá causar uma oxidação, o material irá escurecer e você poderá notar que ele fica um pouco sujo.
Isso acontece apenas com algumas pessoas, existem pessoas que utilizam por muitos dias e o material escurece com menos frequência ou até mesmo nem chega a escurecer.

O que recomendamos para pessoas com a quantidade de ácido úrico mais elevada?
Recomendamos que a limpeza seja executada sempre que necessário, e que a pessoa evite usar em momentos de atividade física ou em ocasiões que ela for suar muito, pois o ácido úrico em excesso pode acumular na peça, tornando muito difícil a limpeza, fazendo até mesmo a peça estragar.
Esse é apenas um cuidado preventivo, pois estamos falando de uma semi-joia e não de um produto fabricado em ouro. Somente o ouro consegue não causar nenhuma reação posterior ao uso, na moeda antiga não é possível replicar essa qualidade que só o ouro tem, por esse motivo ele é tão valioso.  

Resumindo, se a peça sujar será necessário realizar uma limpeza.
A frequência dessa limpeza quem determina é a pessoa que está utilizando, sempre que ela notar que a peça está suja é ideal fazer a limpeza para a peça poder voltar a cor original. Sendo bem cuidado, o material se manterá novo por muito tempo, sem a possibilidade de estragar.
Embora nossa garantia seja eterna, isso não faz com que ela seja uma garantia total e cubra qualquer tipo de acontecimento com o material. Nossa garantia não cobre reações com o organismo ou falta de cuidados básicos, ou seja, se ela sujar por conta do suor do usuário ou até mesmo estragar por conta do ácido úrico, não é de responsabilidade nossa.
É necessário considerar que somente o ouro você poderá usar e não se preocupar com nenhum tipo de acontecimento. A moeda antiga é uma semi-joia, e é necessário ter consciência disso, do valor investido e dos benefícios do material comparado aos outros disponíveis no mercado.

COMO É FEITO O PROCESSO DE LIMPEZA?

A limpeza pode ser realizada apenas utilizando SHAMPOO ou SABÃO NEUTRO acompanhado de um pouco de vinagre de álcool.

Este é o processo mais simples de limpeza, costumamos dizer que é basicamente um polimento manual que você realizará no material.

1º passo: pegue o material e coloque na palma da sua mão. Após isso, cubra o material de shampoo ou sabão neutro e adicione um pouco de vinagre de álcool.
2º passo: esfregue bem o material por no mínimo um minuto. É importante se atentar que você deverá esfregar o material de fato, não somente alisar ou deixar de molho. Esfregue bem, focando em realizar uma espécie de polimento no material, esfregando e fazendo ele ter contato na palma da sua mão e também nele mesmo.
3º passo: após esfregar, enxágue o material em água corrente. Espere sair toda a espuma da sua mão e do material, mas não enxugue ainda.
4º passo: após retirar toda a espuma da sua mão e do material, esfregue novamente por mais um minuto, dessa vez sem a necessidade de adicionar mais shampoo ou sabão neutro ao material. Esfregue somente em água corrente, seguindo o mesmo procedimento do 2º passo.
5º passo: enxágue o material em água corrente novamente. Espere sair toda a espuma da sua mão e do material.
6º passo: observe o estado do material, caso seja necessário poderá esfregar por mais uma vez. Mas, normalmente o caso é resolvido apenas com esses passos mencionados acima.
7º passo: em último caso, se não for resolvido com os passos informados acima, recomendamos o cliente esfregar bombril nas partes que estão com mais dificuldade de limpar. Nesses casos, nunca vi um relato do caso não ser resolvido após esse passo, quando é executado corretamente.

É importante ressaltar que a limpeza se faz necessária em muitos casos, e o cliente precisa ter o conhecimento sobre ela. Somente com peças fabricadas em ouro que esse cuidado não é necessário.

Tempo de duração da limpeza:

O tempo que a peça ficará limpa pode variar de pessoa para pessoa, o ideal é fazer a limpeza sempre que for usar e após o uso, não é uma regra, você pode se adaptar de outra forma conforme o seu uso.

Temos exemplos de clientes que utilizam as nossas peças por mais de um mês sem a necessidade de fazer limpeza. Porém, com algumas outras pessoas o material pode sujar em uma semana, em um dia ou até mesmo uma hora de uso. Não existe uma regra.

O fato dela sujar não é um problema no material, varia muito de organismo para organismo, cada pessoa se adapta conforme o seu uso e eventualmente alguns podem não se dar bem com o material.

Nossa garantia não cobre nenhum eventual dano causado em casos de clientes que utilizam as peças e elas reagem por conta do suor. Recomendamos que ao utilizar e identificar que a peça reagiu/sujou seja feita a limpeza conforme recomendada para uma maior durabilidade do material. Não nos responsabilizamos por mau uso ou caso o material estrague nesses casos, tendo em vista que essa reação é causada pelo suor do próprio usuário, e não por um defeito no material.
Afinal, o material moeda antiga é uma semi-joia e precisa receber os cuidados necessários. Apesar de ser idêntico ao ouro em questão de cor e brilho, não é possível imitar o ouro na durabilidade geral, embora a moeda antiga seja a única semi-joia do mercado com a capacidade de durar para sempre.